A Cipatex acaba de desenvolver um novo laminado para calçados, bolsas e acessórios baseado no conceito da sustentabilidade. Denominado Recicle, o material é feito de resíduos de PVC e polímeros reciclados e selecionados livres de metais pesados.
Para criar o novo artigo, a empresa implantou um sistema de reciclagem interna capaz de reaproveitar retalhos, sobras e aparas de PVC e outros polímeros provenientes do seu processo produtivo. Os resíduos são transformados em pequenos grânulos multicoloridos e incorporados em uma base transparente para ganhar forma de laminado.
Segundo o consultor técnico de desenvolvimento de produto da Cipatex, Rafael Bonvincine, o lançamento é composto por 10% de material reaproveitado, presente nos grânulos, e também tem potencial para ser 100% reciclado. A base do artigo conta com uma formulação elaborada a partir de insumos alternativos, provenientes de fontes renováveis. O produto tem como parte de sua aditivação cálcio, zinco e potássio, usados comumente como fertilizantes agrícolas. “O Recicle foi totalmente pensado e desenvolvido no conceito sustentável, visando a um laminado versátil em sua aplicação e simplificando seu processo produtivo do início ao fim”, comenta Rafael.
Além da economia de 10% com matéria-prima virgem na produção do artigo, a reciclagem interna garante uma expectativa de queda no consumo de água, de energia e na emissão de poluentes na atmosfera. A medida também reduz o acúmulo de sobras e desafoga a central de armazenamento de resíduos da empresa.
Crédito da Foto: Divulgação
Fonte: Cipatex