Entre as ferramentas que fazem parte do nosso dia a dia e a gente nem se dá conta está o código de barras. Presente em praticamente todos os produtos que adquirimos em nossa vida pessoal ou empresarial, é um item que passa despercebido.
Pois, no dia 3 de abril de 2023 este importante componente da vida econômica moderna completou 50 anos de existência. No Brasil, o código de barras foi introduzido em 1983, há 40 anos, portanto.
Eleito pela BBC como uma das 50 inovações que transformaram a economia moderna, o código de barras está presente hoje em mais de 1 bilhão de produtos em todo o mundo. Um ícone gráfico que parece sempre igual, na verdade tem uma identificação única para cada emissão, com leitura que conecta um produto fisico a várias informações ao longo da cadeia de suprimentos e logística.
A novidade é que está surgindo uma nova geração do código bidimensional, em 2D, com mais capacidade para fornecedor dados a consumidores, empresas e agências reguladoras, anuncia a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. O código 2D pode contar a “história” de um produto: de onde vem, dados nutricionais, composição, rastreabilidade, entre outros.
Fonte: GS1 Brasil