O projeto inovador e inédito no Sicc foi pensado como uma forma de falar diretamente com os lojistas sobre assuntos que são extremamente relevantes para o consumidor - como sustentabilidade ambiental, saúde, conforto e inovação tecnológica - e quando aplicados no ponto de venda podem gerar bons resultados nos negócios.
O IBTeC divulgou duas frentes de trabalho que realiza em conjunto com as indústrias tendo a saúde do consumidor como foco para a melhoria nos produtos. Uma delas é a utilização da Biomecânica para o desenvolvimento e aprimoramento dos calçados visando a proporcionar mais saúde e proteção ao usuário através da implantação de atributos de conforto e performance. Outra é a gestão das Substâncias Restritivas para adequar os produtos para o mercado, tendo como ponto de partida as principais legislações mundiais que limitam o uso de substâncias com potencial para causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.
A SetaDigital apresentou a M Store - Loja Inteligente com soluções baseadas em business intelligence, omnichannel e carteira digita criada para facilitar a gestão e o processo de compra dentro de uma loja e promover a integração entre a indústria e o varejo no setor calçadista. Também apresentou ama solução de inteligência de negócio para o varejo que, além de trazer indicadores de vendas de cada loja e estatísticas de mercado baseadas nas informações do varejo calçadista, ainda promove um processo de colaboração entre o varejo e a indústria.
Denominada IMC, a ferramenta disponibiliza três módulos com informações em tempo real. O primeiro módulo fornece aos lojistas análises sobre suas vendas, proporcionando indicadores relacionados ao faturamento, ao tíquete médio por venda e por produto. Já o segundo módulo traz estatísticas de mercado baseadas nas informações processadas pela SetaDigital, tais como os movimentos de vendas em datas comemorativas e o comportamento do consumidor em relação à procura por produtos mais caros ou mais baratos, que são indicadores usados para a comparação entre a loja usuária do sistema e o varejo calçadista em geral. O terceiro módulo, que é a grande novidade no setor, envolve um processo colaborativo entre a indústria e o varejo.
O sistema permite que o lojista autorize o acesso da indústria ao portal IMC e acompanhe informações como estoque, mark-up, cobertura de vendas, entre outras. Com isso, a indústria consegue apoiar o varejista no processo de compra, por exemplo, evitando a ruptura de produtos com maior demanda, assim como suporta a logística de estoque, proporcionando uma operação próxima ao just in time na reposição de produtos.
Nessa sinergia para gerar informação qualificada, foi criado um espaço para discussões onde ocorreram palestras em formatos pockets durante os três dias de evento, com assuntos relacionados à moda, ao varejo e à indústria. No espaço também aconteceu o Exclusivo Debates, numa parceria com o Jornal Exclusivo, onde a Seta divulgou em primeira mão a pesquisa sobre as vendas de calçados realizadas entre os dias 20 e 23 de maio.
Outro diferencial é que as empresas apoiadoras do projeto tiveram espaços destinados para mostrarem aos visitantes os respectivos componentes e calçados mais inovadores e conceituais por elas oferecidos.
Mais detalhes sobre a feira e o projeto estarão na próxima edição da Revista Tecnicouro, que vai circular durante a Francal e o Inspiramais, que acontecerão em julho, em São Paulo/SP.