Notícias

Exportações de componentes para calçados crescem 37% no bimestre

Exportações de componentes para calçados crescem 37% no bimestre 22 MARÇO

As exportações de componentes para calçados - produtos químicos (adesivos), cabedais, solados, palmilhas, laminados sintéticos etc. - somaram US$ 71,3 milhões no primeiro bimestre do ano, 37% mais do que no mesmo período de 2021. No comparativo com o período pré-pandemia, em 2019, já existe uma recuperação de 13% em relação aos dois primeiros meses daquele ano. Os dados foram elaborados pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca que fevereiro somou US$ 34 milhões, 61% mais do que no mesmo mês do ano passado. “A demanda por calçados está aquecida nos principais mercados do mundo e existe uma tendência de migração das importações de componentes oriundos da Ásia, especialmente em função dos custos logísticos e da guerra comercial estabelecida entre Estados Unidos e China. Neste contexto, o Brasil se apresenta como um dos mais importantes players do mundo ocidental, com uma gama enorme de materiais produzidos com excelência, tecnologia e sustentabilidade”, avalia, ressaltando que os índices devem seguir em elevação até o final do ano.

Os dados da Assintecal apontam que os materiais mais exportados no período foram químicos para couros, cabedais, químicos para calçados (adesivos), solados e palmilhas.

 

Crédito da Foto: Divulgação

Fonte: Assintecal

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies