“Sustentabilidade em componentes para calçados” foi o tema da primeira live Happy Hour com Tecnologia do IBTeC na quarta-feira, 23 de fevereiro. O vice-presidente da instituição, Dr. Valdir Soldi, abriu a atividade lembrando que o IBTeC vive o ano de seu cinquentenário, e que todas as ações que forem realizadas ao longo de 2022 farão parte da programação das comemorações. Como convidados, o diretor presidente do Grupo Cofrag, Gilmar Haag, e o gerente comercial negócio calçados da FCC, André Alberto Muller.
Apresentando o diretor presidente do Grupo Cofrag, o professor Soldi salientou que é uma das mais tradicionais e respeitadas corporações da área de componentes para calçados. Cofrag hoje tem sete unidades em quatro estados do Brasil, e a companhia gera 750 empregos diretos no Brasil.
André Alberto Muller, gerente comercial do negócio calçados da FCC, parceiro da Fábrica Conceito desde que o projeto foi iniciado.
Gilmar Haag afirmou que o Grupo participa da Fimec há muitos anos, e considera fundamental a participação neste evento que é um dos maiores do mundo. Sobre a Fábrica Conceito, disse que é uma oportunidade de mostrar presencialmente para mostrar as novidades da empresa.
André Muller comemorou o fato de que a feira retornou, lembrando que a Fimec é um evento que promove o encontro de empresas e pessoas de todo o país. Salientou que a FCC participa da Fábrica Conceito por entender que “esta é uma forma de mostrar na prática o funcionamento dos produtos da marca, o que faz todo o sentido para nós”.
Sobre as formas como cada empresa trabalha a sustentabilidade. André Muller informou que a FCC tem duas áreas que trabalham este tema em parceria - engenharia de vendas e pesquisa e desenvolvimento, para trazer soluções para o mercado que agreguem para o negócio dos clientes. Relatou que com as ações da empresa junto aos clientes, apresentando soluções que mitiguem a produção de resíduos, “já conseguimos economizar em torno de 300 toneladas de emissão de CO2 no meio ambiente. Contou que a equipe da FCC já conseguiu transformar produtos obsoletos nos clientes, gerando o aproveitamento total de resíduos. Hoje a FCC tem uma comissão interna que trabalha permanentemente o conceito ESG. Para a FCC, “o discurso e a prática têm que se encontrar”, quando o assunto é sustentabilidade. Todos os resíduos das unidades produtivas da FCC em Campo Bom e Bahia são destinados a um parceiro que faz o reaproveitamento na própria cadeia calçadista.
Gilmar Haag afirmou que o Grupo Cofrag trabalha fortemente na questão da sustentabilidade econômica, social, estrutural e ambiental. Lembrou que o setor evoluiu muito no reprocessamento de resíduos, evitando prejuízos ao meio ambiente. No Ceará, a Cofrag está construindo um pavilhão só para a recuperação de resíduos - inauguração está prevista par ao final do mês de março.
Gimar Haag afirma que o grupo vem trabalhando há mais de dez anos com produtos sustentáveis. A fase de aceitação por parte do mercado já foi ultrapassada, e hoje a demanda está muito satisfatória. As indústrias de calçados estão em busca de soluções sustentáveis. Lembrou que participaram de uma feira na Colômbia no início do ano, onde também perceberam a busca por soluções sustentáveis, de todos os países vizinhos. Cofrag tem muitas linhas feitas a partir da reutilização de pets. Lembrou que os produtos da Cofrag são 100% certificados, o que também contribui para a aceitação. Um dos destaques que a Cofrag apresentará na Fimec é uma linha de acabamento para tecidos feita a partir da reciclagem de capas de celulares e chupetas, dois produtos que seriam lixo e que passam a ter uma participação fundamental para a sustentabilidade na cadeia calçadista.
André lembrou lançamento da FCC, em 2011, de um solado 100% biodegradável, e hoje, onze anos depois, a empresa começa a sentir aderência do mercado calçadista à ideia da sustentabilidade. André falou do lançamento que a FCC apresenta este ano na Fábrica Conceito, um composto de TR com fonte renovável na sua composição. E salienta que o setor agora não é mais 100% dependente da cadeia do petróleo, o que é um ganho importante. A FCC traz para a feira também uma linha de composto de PVC livres de metal pesado. E a empresa tem a preocupação de que estas linhas sejam produzidas em espaços totalmente separados, garantindo que não haja qualquer contato entre produtos. E lembrou que todas as linhas certificadas por instituições como IBTeC.
Os dois principais projetos sustentáveis da FCC para o setor calçadista hoje estão ligados ao composto de TR de fonte renovável e composto de TPU também de fonte renovável, com origem na natureza.
Sobre a postura do consumidor brasileiro em relação á busca por produtos sustentáveis, Gilmar Haag diz que percentual ainda não é elevado, mas a mudança está ocorrendo de forma muito rápida nos últimos tempos. Lembrou que as grandes marcas estão todas trabalhando nesta direção, e demanda vem crescendo de forma consistente.
André Muller salientou que a onda de veganos também vem sendo sentida na indústria, e informou que a FCC tem sido desafiada a desenvolver projetos em conjunto com clientes, na busca de soluções inovadoras. Este é um nicho de mercado que vem surgindo e que promete ganhar muito espaço. André entende que esta é uma onda que veio para ficar, e quem tiver habilidade em compreender e traduzir isto em calçado vai surfar uma boa onda”.
Grupo Cofrag está levando uma gama muito grande de soluções para a feira. Na Fábrica Conceito, a Cofrag estará em praticamente todos os modelos que estarão sendo produzidos, fornecendo palmilhas, solados, forros, couraça, contrafortes.
A FCC está trazendo para a Fábrica Conceito sistemas de colagem e adesivo base água com monocomponente, sem reticulação. Produto totalmente sustentável. Ainda tem a redução de uma aplicação de adesivos. No estande na feira a FCC estará apresentando um aditivo antiviral, não apenas pensando no Covid, mas também em fungos (mofo), para ser usado em solas, cabedais e laminados, para evitar o mofo. Também um TPU e um TR de fonte renovável.
A live continua disponível e ainda pode ser assistida nos canais oficiais do IBTeC:
Facebook IBTeC: https://www.facebook.com/ibtecbrasil/
Youtube IBTeC: https://www.youtube.com/ibtecbrasil
O Happy Hour com Tecnologia tem como patrocinadores: Solvay Group / Rhodia, Unimed Vale do Sinos, Zahonero. Apoio da Revista Tecnicouro e do NIT/IBTeC.