Notícias

IBTeC comemora 13 anos do seu Laboratório de Substâncias Restritas

IBTeC comemora 13 anos do seu Laboratório de Substâncias Restritas 19 NOVEMBRO

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) comemorou na última quarta-feira, dia 17 de novembro, os 13 anos de existência do Laboratório de Substâncias Restritas. Em um ato interno que reuniu todos os colaboradores do setor, o presidente executivo da instituição, Paulo Griebeler, afirmou que o momento é muito positivo, porque “seguimos otimistas com a expectativa de crescimento para o comércio exterior brasileiro em 2022”. Griebeler lembrou ainda que “cada marco na história do Instituto nos motiva ainda mais para continuar inovando e investindo na modernização do nosso parque tecnológico, para que possamos manter o IBTeC como um centro de excelência na prestação de serviços”.

A história do Laboratório de Substâncias Restritas do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) se inicia em novembro de 2008, quando depois de longos meses de discussões, pesquisas e estudos de normas, iniciaram-se os trabalhos com os primeiros ensaios para analisar substâncias restritas em calçados fabricados no Brasil para exportação. O vice-presidente executivo do Instituto, Dr. Valdir Soldi, que foi convidado para orientar na idealização e implementação, lembra que “este é um laboratório que começou realmente a atender demandas das empresas no segundo semestre de 2009. No início tínhamos algumas limitações, com poucos equipamentos e recursos, fazendo apenas os ensaios mais básicos, que era o que tinha mais demanda na época”. À medida que o laboratório se tornava conhecido, e recebia solicitações de novos ensaios, a estrutura foi sendo complementada com novos equipamentos, para atender outros segmentos, como o de fabricantes de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, que hoje têm participação significativa no volume de trabalho do laboratório, explica o Dr. Soldi.

Foi a partir do início do mandato de Paulo Griebeler como presidente executivo e o Dr. Valdir Soldi como vice-presidente executivo, em 2013, que o Laboratório die Substâncias Restritas passou a receber novos investimentos, “na época ainda pensando no quanto poderíamos aumentar nossa contribuição para o desenvolvimento do setor calçadista, sem considerar os outros setores que hoje fazem parte do nosso dia a dia”, lembra o vice-presidente. Hoje, “o Laboratório de Substâncias Restritas é um dos setores que responde pelo maior volume de serviços no IBTeC”, afirma o vice-presidente.

 

TODOS OS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO

O Laboratório de Substâncias Restritas oferece toda a infraestrutura para a realização de ensaios e apoio às empresas que buscam atender as exigências nacionais e internacionais com relação a presença de substâncias restritivas em seus produtos. Além disso, disponibiliza serviços laboratoriais de controle da qualidade para identificação de substâncias químicas em produtos em segmentos como calçados, bolsas, couro, sintéticos, componentes e artefatos, têxteis, polímeros, jóias, entre outros.

O espaço atende especialmente empresas que têm atuação como exportadoras, e que precisam comprovar através de laudos obtidos a partir de análises laboratoriais que seus produtos estão obedecendo a legislação quanto aos limites estabelecidos”. Os clientes que geram o volume de trabalho neste laboratório “são empresas, responsáveis por grandes volumes de calçados e EPIs exportados, que precisam atender às exigências impostas por países que criaram barreiras técnicas para a entrada de produtos em seu território”, explica o professor Soldi. O que vem ocorrendo nos últimos anos é que pequenas empresas que atuam como fornecedoras para as grandes corporações também tiveram que incorporar os laudos em seus produtos, “o que nos trouxe empresas de menor porte como clientes permanentes”.

Mas o Laboratório de Substâncias Restritas do IBTeC não atua apenas na realização de ensaios de análise de presença de substâncias em produtos. A equipe atua também com consultoria, com a elaboração de manuais para atender as grandes empresas que precisam adequar  seus fornecedores conforme as legislações internacionais para exportação.

O IBTeC já capacitou mais de 1.000 empresas na área de substâncias restritas.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies