Notícias

IBTeC finaliza o ano com comemoração de conquistas e com foco nos 50 anos da entidade, em 2022

IBTeC finaliza o ano com comemoração de conquistas e com foco nos 50 anos da entidade, em 2022 30 DEZEMBRO

O ano de 2021 foi de muitas conquistas e de investimentos em melhorias do nosso parque tecnológico, com compra de novos equipamentos para os laboratórios do Instituto, ampliando nossa capacidade de atender com excelência. ‘’Mas a grande conquista que temos para festejar é o fato de que conseguimos ultrapassar o segundo ano de pandemia sem fazer demissões, sem fazer nenhum corte nos salários dos nossos funcionários, e com manutenção de nossos resultados financeiros”. A frase do presidente executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Paulo Griebeler, resume o sentimento da direção da instituição.

“O maior capital que o IBTeC tem são seus colaboradores, hoje com um corpo técnico de excelência, com uma equipe técnica extremamente qualificada, para poder ajudar os empresários nesta caminhada. Conseguimos manter nossa equipe, e com isto nosso diferencial competitivo, que é a qualificação e o atendimento diferenciado”.

O ano de 2021 foi muito desafiador, e o IBTeC focou muito em alguns nichos, em alguns mercados, como o setor de EPIs, que demandou muito nossos laboratórios durante toda a pandemia. Também intensificamos nossas ações no laboratório de substâncias restritas, que tem intensificado a busca aos nossos serviços em função do aumento da demanda por exportações”. O que fizemos foi colocar toda nossa capacidade técnica focada em atender às demandas que foram surgindo durante a pandemia, para dar suporte a estes setores que tiveram aumento de demanda neste período. O laboratório de substâncias restritas do IBTeC é hoje com certeza um dos mais modernos no Brasil.

O presidente executivo do IBTeC chama a atenção para a evolução que foi dada ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que passou por reestruturação, “e hoje temos mestres e doutores à disposição para o desenvolvimento de projetos de empresas de todos os setores que atendemos, com foco em melhorias em produtos e em ações que visem agregar inovação e tecnologia aos produtos dos nossos clientes”. As empresas podem usar a estrutura do NIT para desenvolver um novo projeto desde a sua concepção até a busca por recursos junto a instituições de fomento à inovação. Para 2022, a expectativa do presidente é de que este setor apresente um crescimento significativo na participação dos resultados da instituição.

EM 2022, IBTeC 50 ANOS

“O IBTeC terá um ano muito especial em 2022, porque será marcado pelas comemorações dos 50 anos da instituição", afirma o presidente. Em janeiro a instituição quer lançar a programação dos 50 anos, que será desenvolvida ao longo de todo o ano. A ideia é dar uma nova roupagem a eventos tradicionais da instituição, que serão reestruturados, além de ações de interação com a comunidade empresarial, com um grande evento em outubro, mês do aniversário. A proposta, segundo o presidente, “é mostrar o resultado destes nove anos em que estamos na liderança na entidade, com a criação de novos produtos, acesso a novos mercados, com foco no cliente e foco do cliente”. Ele lembra ainda que “a instituição vem investindo no atendimento diferenciado, introdução da digitalização em todas as etapas da interação com os clientes, inclusive com a possibilidade de eles poderem acompanhar o andamento de seus serviços em nossos laboratórios”.

Entre as atividades comemorativas aos 50 anos, o presidente adianta que uma das ações será um reconhecimento a quem fez parte desta história e ajudou a construir a instituição e aos colaboradores que têm uma caminhada com a gente”.

Para 2022, o IBTeC quer trabalhar o assunto da exportação, uma área do segmento calçadista que está voltando ao protagonismo. Paulo Griebeler lembra que “desde que iniciou a pandemia, tenho dito que as diferenças entre Estados Unidos e China deveriam repercutir aqui no Brasil como uma nova oportunidade de vendas dos nossos calçados”. E isto tem se tornado cada vez mais realidade, na medida em que estamos vendo mensalmente os fabricantes de calçados informando que registram incremento em suas vendas externas”. Com seus laboratórios de certificação para normas internacionais e de testagem de materiais e produtos finalizados, “o IBTeC está dando uma contribuição muito importante neste momento em que os calçadistas estão retomando seu protagonismo no mercado internacional”. E nós continuaremos trabalhando para ampliar sempre mais nossa contribuição para o crescimento deste setor. O ano de 2022 tem tudo para que o setor calçadista seja reconhecido pelo como uma das melhores alternativas para o fornecimento de calçados para o mundo. Hoje somos o quarto maior produtor de calçados, e temos tudo para subir para o terceiro, e para recuperar nosso faturamento com exportações voltando ao patamar dos US$ 2 bilhões”.

Outro projeto para 2022 é usar as ferramentas digitais da instituição para capacitar e qualificar a equipe interna, em treinamentos. A mesma estrutura será utilizada para intensificar a oferta de cursos e treinamentos para as equipes dos nossos clientes, ampliando uma experiência que foi muito positiva ao longo de 2021”, afirma o presidente. A proposta é colocador à disposição do mercado alguns cursos técnicos que possam ser realizados a distância.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies