Uma nova turma de auditores internos foi formada no Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC), tendo como base as normas NBR ISO 9001:2015 e ISO/IEC 17025:2005. O programa de treinamento faz parte da preparação para a auditoria anual de recertificação e foi aplicado a 20 colaboradores.
A coordenadora da qualidade no instituto, Janiela Gamarra, explica que a intenção é que haja pelo menos dois colabores capacitados em cada setor, garantindo que pessoas-chave tenham a qualificação necessária. “Uma boa quantidade de auditores internos facilita a formatação de uma escala evitando que algum profissional audite a própria área em que atua, garantindo a neutralidade do processo”, pontuou.
A engenheira química Giani Esteves, que tem 20 anos de experiência como consultora do sistema da qualidade ambiental e laboratorial, foi a responsável pelo treinamento. Ela afirmou que o sistema ISO proporciona às organizações terem seus processos claramente descritos de acordo com as suas estratégias, sempre atendendo aos quesitos dos clientes e demais interessados, bem como a medição dos resultados e a implantação de melhorias.
A nova versão ISO 9001:2015 traz como principais mudanças a gestão de riscos e oportunidades, levando em conta o planejamento estratégico das organizações. “Trata-se de uma ferramenta alinhada com o planejamento estratégico das empresas para a implantação de ações preventivas que minimizem as chances de ocorrência de não conformidades e também para o aproveitamento de oportunidades de melhorias nos processos, bem como negócios”, contextualizou.