Notícias

IBTeC presente no 2º encontro do Programa LÍDER que movimenta lideranças para o desenvolvimento regional

IBTeC presente no 2º encontro do Programa LÍDER que movimenta lideranças para o desenvolvimento regional 15 MAIO

No dia 12 de maio, o Presidente Executivo do IBTeC - Paulo Griebeler participou do 2º encontro do Programa Líder - Setorial do Calçado e Artefatos - uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder à carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.

A agenda de desenvolvimento elaborada para dar continuidade às ações do programa possui um cronograma mensal, no qual as lideranças são mobilizadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para a construção e implementação de atividades voltadas ao desenvolvimento econômico para os territórios de que fazem parte.

A agenda é produto do trabalho coletivo de um grupo de líderes que são representantes do setor empresarial, do poder público e da sociedade civil organizadada e que, durante oito encontros, têm o papel de pensar e repensar estratégias e metas que atendam às demandas e aos desafios para o alcance de um território fortalecido e coeso numa visão de futuro que se tornasse possível: ser o agente motivador e transformador, promovendo um ambiente inovador, sustentável e economicamente desenvolvido.

Para a analista de articulação de projetos do Sebrae RS, Carolina Rostirolla, a iniciativa vai somar ainda mais ao setor e para os vales dos Sinos e Paranhana. “A região já é reconhecida como um cluster calçadista e com o estímulo do Programa LIDER, o setor e a região ganharão ainda mais destaque”, comenta. Segundo ela, o objetivo principal do programa é mobilizar, qualificar, capacitar e integrar as lideranças estimulando o alinhamento das demandas no plano setorial com ênfase na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, visando ao desenvolvimento sustentável da cadeia calçadista e das regiões Vale do Sinos e Vale do Paranhana.

Paulo Griebeler ressalta que "para o IBTeC é muito gratificante fazer parte deste seleto grupo de empresários que têm a oportunidade de se capacitar, trocar ideias e compartilhar informações sobre toda a história do sistema coureiro calçadista, estruturando conjuntamente um planejamento da retomada do protagonismo do calçado brasileiro no mercado mundial". Ele ainda destaca que "definir um sistema de governança e métodos de acompanhamento e controle de gestão para o desenvolvimento setorial são imprescindíveis, visto que temos o melhor cluster calçadista do mundo e que a inteligência do setor permanece na nossa região".

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies