O empresário e empreendedor Jorge Bischoff, CEO do Bischoff Group, foi o convidado do IBTeC para o Happy Hour com Tecnologia de abril. Ele falou na noite de quarta-feira, 19 de abril, sobre “A trajetória de uma marca com alma – os desafios e a expansão nos 20 anos da grife”.
Jorge abriu sua fala afirmando ser movido por desafios: “Eu sou uma pessoa inquieta. Preciso desafiar as pessoas e ser desafiado para seguir em frente”.
O Projeto da marca envolve mais de 6.000 pessoas, entre colaboradores e fornecedores. O grupo tem hoje lojas franqueadas no Brasil, está em 700 pontos de venda em mais de 60 países, e comercializa 6.000 itens por ano.
A decisão de focar no design
“Sem dúvida nenhuma, a principal decisão que tomei na minha vida, foi a de ser designer, o que parece ser uma situação simples”, lembrou o empresário. Só que há 40 anos não tinha este glamour. Morando em uma cidade interiorana, não se tinha acesso a um curso de designer. Por falta de oportunidades, fazia o curso de contabilidade à noite, o único curso que tinha na cidade de Igrejinha”. O professor sugeriu que se inscrevesse no curso de modelista do Senai. Com a distância e a falta de formas de transporte, era quase inimaginável. Com a ajuda do professor, fez contato e se inscreveu para o concurso de ingresso ao curso.
O primeiro empreendimento
Criativar Estúdio foi a primeira empresa própria, voltada para a criação de calçados. Dia 8 de outubro de 2001 inaugurou o prédio próprio, onde ainda hoje está a sua empresa. Foi o dia que começou o segundo estágio. Naquela noite, na festa de inauguração do estúdio, um jornalista perguntou: por que não lança a tua marca - Jorge Bischoff? Em duas semanas, chamou o time para compartilhar a decisão e começar a pensar em como lançar uma marca - que se concretizou dois anos depois.
No estúdio, chegou a trabalhar para 31 marcas diferentes, simultaneamente, o que proporcionava contato com todas as pontas do mercado - desde o varejo até o consumidora final.
A primeira loja
A decisão de criar a marca própria estava focada em ter uma loja própria, em Porto Alegre. A primeira tentativa foi de abrir no Shopping Iguatemi, mas não houve receptividade por parte do shopping, por se tratar de uma marca até então desconhecida. Decidiu então procurar um endereço na Padre Chagas. No dia 18 de março de 2003 inaugurou a loja, com um prédio inovador, moderno, na rua mais charmosa da capital dos gaúchos. Ele conta que a loja abria às 9h da manhã, servindo espumante. O objetivo era conversar com a consumidora, para conhecer o mercado.
“Uma marca autoral, uma marca com identidade - este é o nosso foco”, salientou o palestrante.
Na sequência foram abertas lojas conceito em Gramado e no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. O grande divisor para o projeto de fazer as franquias foi a loja de Gramado, onde foram feitas as nossas principais parcerias. “A imensa maioria dos nossos franqueados saiu de visitas feitas nesta loja de Gramado”.
Com a conquista de um bom parceiro para produzir com qualidade, conseguiu criar o projeto de franquia. Hoje são 100 lojas espalhadas pelo Brasil. O sucesso da expansão foi calcado na abertura da uma loja conceito em Gramado, com um prédio elegante que define a marca. Na sequência, uma loja conceito na Oscar Freire, em São Paulo.
O que difere a marca Jorge Bischoff das outras marcas? “Exatamente toda a nossa história”. Bischoff chamou a atenção para o fato de que até o surgimento de sua marca, no Brasil nunca uma marca de sapatos femininos teve um nome masculino.
Projeção e reconhecimento no mercado internacional.
Hoje a marca Jorge Bischoff vive um momento de foco em um novo objetivo - a conquista de espaços no mercado internacional. Inaugurou recentemente uma loja exclusiva no Equador, onde está com aceitação muito grande.
A grife já tem espaço conquistado no exterior - são duas lojas na África do Sul, estão sendo abertas lojas no Paraguai e Costa Rica, além do que já está aberto no Equador (onde projeto é ter 20 lojas em cinco anos). O projeto de expansão internacional está voltado para América do Sul, América Central e África do Sul.
Evolução com essência - o DNA da empresa.
Bischoff Group é uma empresa que tem uma grande dedicação aos cuidados com a imagem, com foco no protagonismo do produto.
Hoje, está tornando-se uma marca de lifestyle - entre as novidades, estão linha de malas de bordo, com essências (aromas), espumantes, vinhos. Bischoff chama a atenção para a decisão de conquistar também o público masculino, com outros produtos da empresa.
Expansão e diversificação
Os vinhos, uma paixão do designer, são a nova investida na marca. Na Argentina, criou uma vinícola com produção própria. Os espumantes da marca são produzidos em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. O designer salienta que o grupo está trabalhando o vinho da mesma forma que foi trabalhado o sapato.
A frase final deixada por Bischoff: “Eu vivo com a missão de desenvolver produtos em negócios para continuar surpreendendo, encantando e gerando oportunidades”.
Ao término da sua explanação, Bischoff ainda teve a oportunidade de visitar o Laboratório de Biomecânica do Instituto e alinhar possíveis ações conjuntas da marca em relação à temática da tecnologia do Conforto.
A próxima edição do Happy Hour com Tecnologia, no dia 17 de maio de 2023, terá como palestrante o Presidente da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho – ANIMASEG, José Geraldo Brasil, Presidente da JGB Equipamentos de Segurança, falando sobre “Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - tendências, sustentabilidade e regulação”.
Os patrocinadores de 2023 são: Grendene, Grupo Stickfran, Calçados Ramarim, Shimadzu do Brasil, Zahonero e Revista Tecnicouro.