As visitas e as reuniões realizadas nos dois primeiros dias (segunda e terça-feira) proporcionaram o acesso a informações importantes, tanto institucionais quanto de negócios, aos integrantes da Missão Empresarial ao Texas, realizada pela ACI e pela Câmara Texana de Comércio no Brasil.
A missão teve início na última segunda-feira e segue até o próximo dia 28. Dela fazem parte dirigentes de 15 empresas do Vale do Sinos associadas à ACI, como Tintas Killing, Wirklich, Soldasinos e Atlanfish, além de outras. O objetivo é conhecer as potencialidades econômicas do Estado do Texas para a geração de novos negócios a empresas do Vale do Sinos e de outras regiões.
O segundo maior estado dos Estados Unidos possui 30 milhões de habitantes e PIB de US$ 1,9 trilhão, e pode ser uma porta da entrada no atrativo mercado norte-americano. Já as cidades que são visitadas – San Antonio, Austin e Houston – integram uma região que concentra 80% da população texana, é uma das mais desenvolvidas dos Estados Unidos e possui um ambiente amplamente favorável aos negócios.
O presidente da ACI, Diogo Leuck, enfatiza o aprendizado obtido no Texas e a necessidade de negociar com o Estado e as cidades antes de abrir um negócio. “É preciso também ter um projeto bem-estruturado, gerar disputa entre as cidades para sediar o negócio”, explica.
O diretor-presidente de Tintas Killing, Milton Killing, define como excelentes os contatos já efetuados e diz que o encontro com alunos da Universidade do Texas em Austin que estudam a Língua Portuguesa, na terça-feira, foi especial. “Eles nos deram a oportunidade de ouvi-los e, também, ensiná-los sobre o Brasil. Foi uma experiência que nos fez muito bem”, explica. São jovens que, segundo ele, querem conhecer o Brasil e, agora, com as informações obtidas, ficam mais próximos de realizar seu objetivo.
O CEO da Soldasinos (Novo Hamburgo) e designer de calçados, Mauro Slomp, destaca a oportunidade de promoção do Vale do Sinos no Texas, especialmente do setor industrial e da indústria coureiro-calçadista. “Temos uma via de duas mãos a percorrer. De um lado, a moda brasileira e, de outro, a tecnologia que o Texas tem a nos oferecer”, explica, acrescentando que o aprendizado obtido permite ter otimismo e as empresas do Vale do Sinos devem aproveitar a oportunidade para gerar novos negócios e voltar a crescer. “Estamos aqui no momento certo”, diz.
O processo de abertura de empresas, a infraestrutura disponível e o potencial de consumo são destacados por outros empresários que visitam o Texas. “As primeiras impressões são as melhores possíveis. Após dois dias de reuniões e compromissos na Universidade do Texas em Austin, estamos bastante otimistas com relação aos resultados”, afirma Francis Barbosa, diretor da grife calçadista Malacara, com lojas em Farroupilha, Gramado e Porto Alegre.
“Estamos cada vez mais encorajados a abrir uma filial no país, através desse caminho possibilitado pela ACI, que nos trouxe até aqui e abriu todas estas portas. Estamos muito empolgados. Vamos ver o que nos reserva o restante da semana”, destaca Marcel Leuck, diretor da Atlanfish, fornecedora de pescados com sede em Florianópolis/SC.
AGENDA
Segunda-feira, 21: Visita ao Porto de Houston e ao Consulado Brasileiro em Houston
Terça-feira, 22: Reunião com o Governo do Estado do Texas e encontros com professores da Universidade do Texas em Austin
Quarta-feira, 23: Visita ao Porto de San Antonio e ao Brooks, região de investimentos e sede de diversas empresas
Quinta-feira, dia 24: Reunião na Greater SATX/Fundação de Desenvolvimento Econômico de San Antonio sobre possibilidades oferecidas aos empresários
Seminário de investimentos em San Antonio
Sexta-feira, 25: Atendimento individual, follow-up, consultas e feedbacks sobre os investimentos procurados pelas empresas.
Sábado, 26: Dia reservado para follow-up de reuniões e café da manhã com contatos comerciais
Domingo, 27: Livre
Segunda-feira, 28: Reunião no Departamento de Desenvolvimento Econômico em Dallas
Fonte: Assessoria ACI