“A gente não precisa de uma estratégia digital; a gente precisa de uma estratégia de negócio”. Com esta frase, o publicitário Paulo Kendzerski, presidente do Instituto da Transformação Digital, abriu sua fala na palestra “A transformação digital na indústria de calçados: desafios e oportunidades”.
Direcionando a palestra para o setor industrial, Kendzerski salientou a importância das empresas ficarem atentas para a mudança da forma de relacionamento com o consumidor final. E chamou a atenção para a quebra de paradigmas, que coloca a indústria não apenas na condição de fabricante. Hoje, a indústria é responsável pela fabricação, pela distribuição e pelo relacionamento com os seus consumidores, segundo o palestrante.
Um dado interessante passado na palestra diz respeito às buscas pela internet. De acordo com o presidente do Instituto da Transformação Digital, “90% das buscas na internet hoje são por coisas locais, próximas da pessoa que busca”. Este dado é importantíssimo para a definição de estratégias de comunicação e de direcionamento de verbas das marcas para chegarem aos consumidores.
Defensor da instituição de canais de e-commerce pelas marcas, o publicitário lembra que “um fabricante de calçados precisa vender para 5.500 cidades do Brasil, e não apenas para as cidades nas quais tem lojistas como distribuidores”.
No futuro, afirmou o palestrante, “todas as empresas serão digitais, atuando em vários segmentos e em todos os estágios – produção, distribuição, vendas e atendimento.