Um almoço prestigiado por lideranças históricas e atuais do setor calçadista marcou as comemorações dos 45 anos do IBTeC.
O presidente do Conselho Deliberativo do IBTeC, Claudio Chies, deu as boas vindas, salientando a importância da parceria entre as entidades do setor, representadas no evento, e de todas as lideranças que fizeram parte da história do IBTeC. Chies fez alusão aos motivos por que o Instituto foi criado, há 45 anos, quando o setor precisava estar preparado para as exportações, lembrando que “hoje nós temos que nos preocupar com inovação, tecnologia e globalização”. E disse ter “certeza absoluta de que o IBTeC irá acompanhar este desenvolvimento”.
O presidente executivo, Paulo Griebeler, fez um relato resumido de alguns dos momentos mais marcantes da história do IBTeC, e afirmou que “congregando o mais completo complexo de laboratórios do sistema coureiro-calçadista da América Latina, o Instituto trabalha em um processo contínuo de capacitação da equipe e modernização do parque tecnológico, para aumentar a velocidade das respostas ao mercado”. O presidente executivo salientou ainda que “a garantia da confiabilidade dos resultados dos laudos emitidos pelo IBTeC se dá através das acreditações, reconhecimentos e certificações conquistadas junto aos mais importantes órgãos reguladores nacionais e internacionais”.
O encontro realizado no Restaurante Panorâmico da Fenac foi um momento de homenagens do Instituto a sete de seus ex-presidentes. A entrega de uma placa selou o reconhecimento da atual diretoria do Instituto à dedicação destes empresários para a história da entidade.
Os homenageados foram:
- Claudio Strassburger, primeiro presidente, no período de 1972 a 1974.
- Ernani Reuter, período de 1975 a 1976 (hoje integra o Conselho Deliberativo do IBTeC).
- Celso Kraemer, presidente de 1985 a 1986.
- Celso Brochier, presidente por duas gestões: de 1987 a 1988 e de 1995 a 1996.
- Marcos Aurélio Macedo, de 1993 a 1994.
- Martinho Fleck presidente por 10 anos, no período de 1997 a 2006.
- Rui Guerreiro, presidente por duas gestões seguidas, de 2007 a 2012.
Claudio Strassburger falou em nome dos homenageados, lembrando dos primeiros movimentos feitos pelo governo gaúcho e por empresários do setor para buscar o mercado externo. Emocionado, o primeiro presidente do IBTeC disse acreditar no futuro do setor como gerador de empregos e de riqueza.
A direção do IBTeC homenageou no almoço os três funcionários com maior tempo de ligação com a casa – José Luiz de Lima Oliveira, com 18 anos, Ademar Paulo Dorneles de Varga, com 19 anos e Romeu Alencar de Mello, com mais de 25 anos de dedicação ao Instituto.