O comércio varejista no Estado de São Paulo cresceu mais de 10% em 2021, segundo balanço da FecomercioSP. Só em janeiro, as vendas totais cresceram 5,7%, na comparação com o mesmo período no ano passado. O que motivou esse aumento foi a volta do consumo nas lojas físicas, mas, ainda assim, o varejo ainda sofre com as consequências da pandemia, que diminuiu em pelo menos 25% a frequência dos compradores nos comércios. Além disso, a inflação também promete ameaçar o setor, com as projeções indicando que superará com força a meta oficial deste ano, de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Os dados mostram a importância da indústria e do varejo serem eficientes na exposição, no merchandising, na comunicação e nas execuções de maneira geral, para alavancar os resultados quando o consumidor for ao ponto de venda (PDV). “É hora da indústria se aliar com o varejo e juntos passarem a compartilhar informações, alinhar estratégias e unir forças. Seria bom se isso acontecesse também entre as próprias indústrias, com produtos que se complementam na vida do consumidor”, afirma o, diretor da Allis Comunicação, André Romero, especialista na construção da comunicação das marcas no varejo.
É no PDV que as novas oportunidades podem ser identificadas, gerando informações que podem mudar o posicionamento da marca de alguns produtos e reverter as dificuldades enfrentadas com a pandemia. Logo, em um cenário onde é comum ver a indústria lidando com o varejo como um cliente e não como um parceiro estratégico, é preciso ir além das relações comerciais. “A verdadeira chave para potencializar os negócios é utilizar de relações existentes, interdependentes e as informações já disponíveis, que possam contribuir para atingir bons resultados para ambos”, assegura.
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Fonte: Allis Comunicação