A 1ª Pesquisa Nacional Sobre os Desafios da Capacitação da Equipe de Vendas, realizada pela Play2sell - plataforma que une capacitação e incentivo de vendedores por meio de games no Brasil. O levantamento contou realizado com aproximadamente 200 companhias de todo o País aponta que para 44,4% das empresas participantes, a capacitação do time de vendedores é o maior obstáculo para o crescimento de seu negócio, enquanto 37,9% acreditam que a previsão de vendas é a maior dificuldade. Já 34% relatam a falta de conhecimento dos processos comerciais como uma das principais barreiras para alavancar as vendas.
O levantamento coletou também a opinião dos participantes sobre as vantagens obtidas pela empresa quando decide investir na capacitação do time de vendas. Segundo a análise, 65,4% apontaram o aumento das vendas como um grande benefício, já 60,8% afirmam que os vendedores sentem-se mais seguros. Para 58,8% a equipe fica mais motivada, 56,2% relatam um engajamento maior da equipe, enquanto 53,6% indicam a satisfação do cliente como vantagem.
A pesquisa constatou ainda uma disposição do mercado em aderir novas tendências para a capacitação do time comercial. Para 94,1% dos respondentes a inclusão de treinamentos gamificados, com o objetivo de estimular o engajamento dos vendedores, pode aumentar a performance da equipe, ao passo que 5,9% não acreditam na metodologia.
Por outro lado, quando abordados sobre as metodologias menos eficazes para capacitação de vendedores, 71,9% dos respondentes acreditam que livros e apostilas não sejam eficientes, enquanto 22,9% apontaram as videoaulas como um método pouco assertivo.
Crédito da foto: Divulgação
Fonte: Play2sell