Na manhã do dia 04 de maio, o Presidente Executivo do IBTeC, Paulo Griebeler e o Vice-Presidente, Dr. Valdir Soldi, visitaram a Escola do Sapato de Sapiranga, à convite da Prefeita Carina Nath e do Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia - José Della Santos.
"Essa região é uma potência, temos componentes, insumos, mão de obra, as maiores feiras e isso precisa ser considerado. A tradição da nossa indústria é uma das forças que faz do Brasil o 4º maior produtor mundial de calçados. Parabenizo a Prefeitura por essa iniciativa da Escola do Sapato, locais com essa estrutura e esse contato do jovem com o setor são muito importantes. Vocês é quem nos dão as dicas para modernizar o setor", destacou Paulo Griebeler em conversa com os alunos. Também acompanharam a visita os representantes do Senai, Eduardo Weber e Roniere Santos e o presidente do Sindicato da Industria de Calçados de Sapiranga, Ademir Schoenardie.
Inaugurada em novembro de 2022, a Escola do Sapato já é uma referência regional na qualificação de profissionais para a indústria calçadista e funciona em parceria com o Senai e entidades ligadas ao setor. Atualmente, está recebendo duas turmas do curso de Confeccionador de Calçados. São 50 alunos que se encontram duas vezes por semana, serão 800 horas-aula iniciadas em fevereiro e que vão até dezembro. Os estudantes têm entre 14 e 24 anos e estão se preparando profissionalmente de forma gratuita e remunerada para o mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz Industrial, eles já estão vinculados à indústrias da região.
Desde a reforma do prédio até a instalação da Escola do Sapato, já foram investidos mais de R$ 350 mil e o trabalho que foi viabilizado através de parcerias, também precisa do foco dos alunos, que são os protagonistas das atividades, como destacou a prefeita Carina Nath em conversa com a turma da quinta-feira. "Essa é uma estrutura para o início da carreira de vocês, uma carreira que pode começar no calçado e depois ir para outras áreas, porque não? Mas para isso é preciso dedicação. É preciso lembrar que para qualquer vaga, mesmo que tenham muitos candidatos, se a dedicação, o estudo, estiverem com vocês, já saem ganhando. Esse aqui é um projeto importante para a nossa cidade hoje e mais ainda, para a cidade que vocês terão lá no futuro", ressalta.
Nos próximos meses outros cursos estão previstos para iniciar. Através do programa Qualifica Indústria, será oferecido o curso de Operador de Corte e Costura de Calçados. "Esse aqui é um projeto voltado para o futuro, qualificando a mão de obra. Mas também já conseguimos ver os resultados imediatos, o próprio interesse desses jovens em aprender. Com as novas turmas projetamos para o segundo semestre ter em torno de 100 alunos, considerando manhã, tarde e noite. Isso antes de completarmos um ano de atividade", comemora o secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della Santos.
Podem participar do curso de Operador de Corte e Costura jovens e adultos a partir dos 18 anos. A carga horária é de 160 horas e as aulas serão a noite, oportunizando também que as empresas indiquem quem já está empregado para se qualificar. A previsão de início das aulas é julho. A Escola do Sapato fica na rua Alagoas, no bairro Oeste.
Colaboração no texto: Cláudia Silva - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sapiranga