Notícias

Presidente do IBTeC prestigia instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro Calçadista

Presidente do IBTeC prestigia instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro Calçadista 27 ABRIL

O Presidente Executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia - IBTeC, Paulo Griebeler, participou na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, da solenidade de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Couro e Calçados. Griebeler foi convidado pelo Deputado Estadual Joel Wilhelm (PP/RS), ex-prefeito de Igrejinha, que propôs a criação do grupo com o objetivo de trabalhar pela defesa do setor.

O Presidente do Instituto elogiou a iniciativa do parlamentar, “que com isto estabelece mais um importante ponto de apoio para as empresas do setor do couro e calçados”.

Joel Wilhelm destacou em números a importância do setor coureiro-calçadista para a economia do estado. Apesar do Rio Grande do Sul ter 1.800 empresas e cerca de 97 mil pessoas empregadas diretamente no setor, esse número é menor se comparado há dez anos.

O estado é o maior exportador brasileiro de calçados, mas no mercado nacional perdeu o posto de maior produtor para o Ceará e viu outros estados tomando partes do mercado que antes pertencia ao Rio Grande do Sul. Segundo o deputado, isso se deve à carga tributária mais atrativa que faz com que as empresas se mudem para outras regiões do país. A competição com o mercado chinês também se mostra um desafio. “Voltar para a primeira colocação não é apenas uma questão de autoestima, mas de geração de empregos, oportunidades e de receita”, ressaltou. Além disso, as expectativas para 2023 não são otimistas. A inflação no país, a economia internacional em recessão e a guerra na Ucrânia devem diminuir as exportações em 5,7%.

Diante desse cenário, o deputado destacou a importância de retornar aos números expressivos de anos atrás através de ações estratégicas. Segundo ele, a Frente Parlamentar vai trabalhar para que as empresas consigam linhas de crédito, diminuição da alíquota para 3%, assim como a diminuição de taxas e de impostos com o objetivo de tornar o setor calçadista do estado mais competitivo tanto no mercado internoquanto no externo, ampliar o faturamento das empresas e aumentar a geração de emprego e renda para a população.

O parlamentar afirmou que não haverá diminuição na arrecadação, pois a meta é trazer de volta para o estado as empresas que foram embora e tornar o estado atrativo para os empresários. “O nosso objetivo é atender a expectativa e demanda do setor para que lá na frente a gente possa comemorar a geração de emprego e renda para todo o estado do Rio Grande do Sul”, finalizou.

 

Manifestações

Também se manifestaram a Delegada Nadine (PSDB), vice-presidente da Assembleia; deputado Issur Koch (PP); Haroldo Ferreira, presidente executivo da Abicalçados; Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom; Cezar Luiz Müller, vice-presidente da FIERGS e Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico. 

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies