O Presidente Executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia - IBTeC, Paulo Griebeler, participou na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, da solenidade de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Couro e Calçados. Griebeler foi convidado pelo Deputado Estadual Joel Wilhelm (PP/RS), ex-prefeito de Igrejinha, que propôs a criação do grupo com o objetivo de trabalhar pela defesa do setor.
O Presidente do Instituto elogiou a iniciativa do parlamentar, “que com isto estabelece mais um importante ponto de apoio para as empresas do setor do couro e calçados”.
Joel Wilhelm destacou em números a importância do setor coureiro-calçadista para a economia do estado. Apesar do Rio Grande do Sul ter 1.800 empresas e cerca de 97 mil pessoas empregadas diretamente no setor, esse número é menor se comparado há dez anos.
O estado é o maior exportador brasileiro de calçados, mas no mercado nacional perdeu o posto de maior produtor para o Ceará e viu outros estados tomando partes do mercado que antes pertencia ao Rio Grande do Sul. Segundo o deputado, isso se deve à carga tributária mais atrativa que faz com que as empresas se mudem para outras regiões do país. A competição com o mercado chinês também se mostra um desafio. “Voltar para a primeira colocação não é apenas uma questão de autoestima, mas de geração de empregos, oportunidades e de receita”, ressaltou. Além disso, as expectativas para 2023 não são otimistas. A inflação no país, a economia internacional em recessão e a guerra na Ucrânia devem diminuir as exportações em 5,7%.
Diante desse cenário, o deputado destacou a importância de retornar aos números expressivos de anos atrás através de ações estratégicas. Segundo ele, a Frente Parlamentar vai trabalhar para que as empresas consigam linhas de crédito, diminuição da alíquota para 3%, assim como a diminuição de taxas e de impostos com o objetivo de tornar o setor calçadista do estado mais competitivo tanto no mercado internoquanto no externo, ampliar o faturamento das empresas e aumentar a geração de emprego e renda para a população.
O parlamentar afirmou que não haverá diminuição na arrecadação, pois a meta é trazer de volta para o estado as empresas que foram embora e tornar o estado atrativo para os empresários. “O nosso objetivo é atender a expectativa e demanda do setor para que lá na frente a gente possa comemorar a geração de emprego e renda para todo o estado do Rio Grande do Sul”, finalizou.
Manifestações
Também se manifestaram a Delegada Nadine (PSDB), vice-presidente da Assembleia; deputado Issur Koch (PP); Haroldo Ferreira, presidente executivo da Abicalçados; Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom; Cezar Luiz Müller, vice-presidente da FIERGS e Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico.