O ecossistema catarinense de tecnologia está representado por seis empresas na lista 100 Startups to Watch, divulgada pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios.
Asaas e Jetbov, de Joinville, Exact Sales, Kiper, EpHealth e GeekHunter, de Florianópolis, figuram entre as mais promissoras do Brasil.
Elas ficaram no ranking que analisa características como inovação, números de crescimento, maturidade da solução e potencial de mercado.
O ranking também serve de termômetro para possíveis novos investidores e parceiros comerciais.
No total, 1.972 startups concorreram na seleção.
Iomani Engelmann, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), comenta:
“O resultado mostra a força do cenário catarinense e a pluralidade de soluções desenvolvidas pelas startups do estado”.
“Termos seis startups catarinenses nesta lista, e todas associadas da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE)”.
“Reforço a importância de um ecossistema unido e estruturado como ferramenta de apoio para o crescimento das empresas”.
“Além disso, é possível perceber a diversidade de negócios que temos no estado”.
EpHealth - Saúde e Bem-Estar
Fundada em 2015, a EpHeatlh lançou uma nova funcionalidade de alerta aos profissionais de saúde logo no início da pandemia da Covid-19 no país.
O aplicativo dos agentes de saúde tornou possível reportar informações sobre casos confirmados, suspeitos e descartados de Covid-19 aos enfermeiros e médicos.
O sistema possui uma ficha com a opção de registrar assintomáticos respiratórios e inserir todos os sintomas do paciente.
Mais de 250 mil notificações foram emitidas por essa nova ficha, e 51 prefeituras clientes da EpHealth, distribuídas em dez estados, passaram a ter seus relatórios digitalizados.
Pedro Marton Pereira, CEO da empresa, única catarinense a figurar em todas as edições do ranking, destaca:
“Nossa equipe ficou super motivada de estar novamente no ranking, e isso mostra a consistência do nosso trabalho, que não é algo de curto prazo”.
“Com a pandemia vimos ainda mais a importância das prefeituras terem meios para análise e gestão de dados”.
“Além disso é um grande reconhecimento para todo o ecossistema que a gente atua. Isso nos traz visibilidade com o governo, investidores, parceiros”.
Asaas - Finanças
O Asaas é uma conta digital para empreendedores, que no último ano lançou uma série de produtos voltados a autônomos, micro e pequenas empresas.
Para 2020, a fintech incluirá nos serviços uma plataforma de compras e vendas gratuita para clientes, o Mercado Asaas, que competirá de frente com sites como o Mercado Livre.
Além disso, a conta disponibilizará cartão de crédito pós-pago, suporte para pagamentos instantâneos (PIX) e um número de conta bancária para clientes.
Para o CEO do Asaas, Piero Contezini, estar na lista das 100 Startups to Watch é um reconhecimento ao investimento da empresa em inovação:
“Num mercado instável, percebemos o quanto nossa plataforma tem contribuído para o crescimento de empreendedores, alguns deles desbancarizados e sem acesso ao serviço financeiro”.
“Estamos cada vez mais em busca de nos tornarmos uma solução completa de transformação digital que reduza os custos dos clientes e seja uma ferramenta para que ele possa crescer cada vez mais”.
Kiper - Tecnologia da Inovação
A Kiper, que cria de ponta a ponta soluções de hardware e software para condomínios, está na lista na categoria tecnologia de inovação.
Além da portaria remota, desenvolveu outras linhas de produto, como armários inteligentes para recebimento de encomendas e até solução para assembleia virtual, lançada nos últimos meses e que foi disponibilizada gratuitamente para atender condomínios impactados pelas restrições impostas pela pandemia.
Fábio Beal, CEO da empresa, reforça:
“A presença significativa de empresas catarinenses entre as 100 Startups to Watch comprova como o estado tem sido cada vez mais referência em tecnologia de inovação no Brasil”.
“Para a Kiper, integrar essa lista é o reconhecimento da efetividade de nosso trabalho e liderança na criação de soluções de hardware e software para condomínios”.
“Tecnologias desenvolvidas por nós, como o sistema de controle de acesso com QR Code, somado às funcionalidades do App Kiper, promovem muito mais praticidade e segurança e atuam diretamente na busca pelo nosso propósito: melhorar a segurança, a convivência e a qualidade de vida dos moradores dos condomínios em que estamos presentes”.
“Mas seguimos indo muito além da portaria e segurança remotas, segmentos em que temos o devido reconhecimento”.
Exact Sales - Marketing
A Exact Sales desenvolve plataforma tecnológica de aceleração comercial e é referência em marketing.
Seu software, o Exact Spotter, é utilizado na segmentação e qualificação de clientes potenciais, uma atividade de sales engagement.
Adotado por mais de 2 mil empresas, seus clientes são negócios de todos os portes no país, como SAP, BASF, Philips e Thomson Reuters.
Fundada em 2015 pelos empreendedores Théo Orosco e Felipe Roman, a Exact, em 2020, lançou a comunicação com Whatsapp, a telefonia própria e o Searching, crawler que faz a mineração de dados da internet para trazer informações de empresas e gerar leads.
Théo Orosco explica:
“O grande diferencial da Exact hoje é o trabalho com estruturação de dados através da prospecção”.
“Nós entramos com uma linha de growth hacking: enquanto as empresas estão conversando com o mercado, dados são coletados para interpretar a possibilidade de uma venda e já triar quem faz sentido ou não para o vendedor, o que garante o aumento da taxa de conversão de vendas e otimização do processo comercial”.
“Com essa estratégia, também é possível entender a movimentação do mercado como um todo e retroalimentar os times de Desenvolvimento de Produto e/ou Marketing com bons insights para que eles consigam se adaptar e ter uma eficiência melhor”.
JetBov - Agronegócio
A JetBov, fundada pelo Engenheiro de Software, Xisto Alves, em 1994, desenvolveu uma plataforma para gestão de pequenas e médias fazendas de pecuária de corte.
Atualmente, a empresa atende mais de 900 clientes espalhados em todos os Estados do Brasil e iniciou sua expansão internacional com clientes na América do Sul, como Paraguai e Bolívia, e África, como Angola e Moçambique.
Xisto Alves de Souza Junior, CEO da empresa, destaca:
“É um reconhecimento importante pelo momento que estamos vivendo de pandemia”.
“A seleção é bastante criteriosa, foram mais de 1.900 empresas avaliadas e sermos escolhidos entre as nove do setor de agro demonstra para nós que estamos no caminho certo e começamos a ser reconhecidos por isso”.
Gekkhunter - Tecnologia da Inovação
Para Tomas Ferrari, CEO da Geekhunter, estar na lista representa uma marca de credibilidade assinada pelo mercado e que contribui fortemente no avanço do objetivo da empresa de se consolidar como a principal plataforma para contratação dos melhores talentos de TI, conectando desenvolvedores às empresas mais desejadas do mercado.
Ferrari comenta:
“A conquista desse reconhecimento está intimamente ligada ao nosso incansável trabalho em construir uma equipe de ‘A-Players’ que se mantêm sempre conectados com o nosso propósito”.
Fonte: Fundação CERTI