Reunir os profissionais que atuam no desenvolvimento da indústria calçadista e os pesquisadores que buscam alternativas que contribuam para a inovação em materiais, componentes, suprimentos, sistemas de inteligência e tecnologias da informação é objetivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) na realização do X Simpósio Brasileiro de Biomecânica e I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado que acontecerão nos dias 25 e 26 de abril, em Novo Hamburgo/RS.
Nos dois dias de debates, 14 palestrantes apresentação o que tem sido desenvolvido nas áreas de biomecânica e inovação, bem como soluções que podem contribuir para melhorar a performance em calçados esportivos, o conforto em calçados casuais e a proteção ao desenvolvimento das crianças em calçados infantis, por exemplo.
A diferenciação como fator de competitividade é tema central dos dois eventos, e a grande novidade será a participação de marcas que vão relatar seus respectivos casos de sucesso.
INSCRIÇÕES - Para associados do IBTeC, da Sociedade Brasileira de Biomecânica, micro e pequenas empresas e estudantes (mediante apresentação da carteirinha da UNE) o investimento é de R$ 140,00. Para o público em geral, o valor pela inscrição é R$ 280,00. As inscrições podem ser feitas no site www.ibtec.org.br.
PROGRAMAÇÃO
25 de abril
13h30min - Recepção/credenciamento
14h - Solenidade de abertura
14h30min - Prescrição de calçados especializados para osteoartrite do joelho
Palestrante: Dr. Darren Stefanyshyn (Calgary/Canadá)
É possível desenvolver calçados que protejam as articulações de possíveis lesões durante a marcha? Esta pergunta, que muitos profissionais das áreas de design, projeto e desenvolvimento de calçados devem se fazer, tem resposta. E o pesquisador canadense, reconhecido internacionalmente por sua contribuição ao desenvolvimento de calçados funcionais, fará a palestra de abertura do evento. O pesquisador apresentará estudos realizados na Universidade de Calgary e no laboratório da Adidas sobre as maneiras de identificar as variáveis que podem ajudar no desenvolvimento de calçados funcionais para pessoas com osteoartrite do joelho.
15h20min - Acelerometria: efeito das vibrações no corpo humano
Palestrante: Dr. Milton Zaro (IBTeC | Ufrgs/RS)
O palestrante falará sobre medição da absorção de vibrações mecânicas em calçados infantis através da técnica da acelerometria tibial. Um acelerômetro é colocado na parte medial da tíbia e são medidos os picos de aceleração para cada passada. Também vai explicar sobre o índice IAV, que compara os picos de aceleração obtidos com o indivíduo calçado e descalço.
16h - Coffee Break
16h20min - Coordenação motora e controle dos movimentos do antepé e retropé na marcha de crianças
Palestrante: Dr. Luís Mochizuki (USP/SP)
O professor da USP abordará aspectos como a descrição da cinemática da marcha infantil, a coordenação motora dos movimentos das articulações do tornozelo, joelho e quadril durante a marcha de crianças e a coordenação motora do antepé e retropé de crianças ao caminhar. O pesquisador é o editor da Revista Brasileira de Biomecânica e possui experiência na área de Educação Física e Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, controle motor, controle postural, coordenação motora, processamento de sinais para análise do movimento, análise do movimento, ginástica artística e divulgação científica.
17h - Evolução ortopédica da criança: desenvolvimento normal e patológico e a discussão quanto ao uso do calçado
Palestrante: Dr. Sizinio Hebert (Santa Casa de Misericórdia/RS)
O médico abordará em sua palestra os aspectos ortopédicos normais da evolução da criança, chamando a atenção para algumas situações patológicas mais frequentes, contemplando o uso do calçado neste contexto. Ele tem experiência em diagnósticos, prevenção e tratamento dos problemas que envolvem ossos, músculos e articulações. É especialista em Ortopedia Pediátrica e Neuro-Ortopedia Pediátrica, Membro da American Academy for Cerebral Palsy and Developmental Medicine (AACPDM), Membro da Pediatric Orthopaedic Society of North America (POSNA), Membro da International Federation of Pediatric Orthopaedic Societies (IFPOS), Fundador da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP) e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
17h40min - Painel Calçados esportivos: performance, qualidade & mercado
- Estratégias da marca Olympikus
Painelista: Márcio Callage (Diretor de Marketing/Olympikus)
Formado em Publicidade e Propaganda, o palestrante - que é um dos 10 profissionais de maior destaque no mercado de comunicação do Brasil em 2015, segundo Meio & Mensagem - vai falar sobre o reposicionamento da marca Olympikus, estratégias de marketing e as ações realizadas para ressaltar o protagonismo do grupo Vulcabras em seus mercados de atuação. O profissional foi contratado pela empresa em 2005 para ocupar o cargo de gerente de comunicação da marca Olympikus. Em 2007, foi o responsável pelo projeto de patrocínio dos Jogos Pan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro.
- Mercado - Panorama internacional dos calçados esportivos
Painelista: Luis A. Maia (World Tennis)
Sistemas de amortecimento e controle de torsão (estabilidade) são assuntos destacados pelo painelista, que é especialista no Mercado Esportivo, com reconhecimento em business e marketing, atuando em empresas nacionais e internacionais. Ele vai traçar um breve histórico da evolução das entressolas nos calçados esportivos de corrida e, partindo deste histórico, demonstrar o que predomina atualmente em nível de materiais, construções e approaches que as principais marcas têm utilizado. Além de também comentar sobre os 10 modelos de tênis mais vendidos (em dólares), no ano de 2017, no mercado americano, vai apresentar as tendências de crescimento ou queda por categoria no mercado norte-americano.
- Calçado esportivo (corrida)
Painelista: Ms. Eduardo Wüst (IBTeC)
Através deste painel o público receberá informações sobre metodologias de avaliação biomecânica do calçado esportivo (corrida), conforme exemplo da matéria publicada na revista Go Outside, que foi um estudo pioneiro no Brasil com a participação do IBTeC. O palestrante destacará a importância da diferenciação dos calçados esportivos conforme suas funcionalidades para o consumidor, biomecânica da corrida e caracterização dos tênis de corrida.
Mediador: Dr. Rudnei Palhano (IBTeC)
19h20min - encerramento do primeiro dia do evento
26 de abril
13h30min - Recepção/credenciamento
14h - Incorporação de fibras naturais para produção de calçados sustentáveis
Palestrante: Dra. Cristiane Martins (Unifesp/SP)
Um exemplo de material desenvolvido a partir da incorporação de fibras naturais e compósitos para a uso na produção de calçados. É o que a professora e pesquisadora da Unifesp, de São Paulo, abordará. Na apresentação, ela vai falar das pesquisas em andamento e a relação com a indústria de calçados, bem como sobre a preocupação deste segmento com a sustentabilidade.
14h40min - Relações entre trabalho mecânico e aspectos biomecânicos da corrida
Palestrante: Dr. Marcus Tartaruga (UFPR/PR)
O comportamento da articulação do tornozelo e o uso de calçados esportivos, principalmente durante a corrida, é assunto para o Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS em co-tutela com a Université de Nice Sophia Antipolis (France), Marcus Peikriszwili Tartaruga. De acordo com o palestrante, a bibliografia disponível no mercado descreve a importância da intensidade fisiológica no comportamento dos aspectos biomecânicos da corrida, todavia as complexas relações entre essas variáveis ainda não estão bem compreendidas. Dessa forma a sua apresentação tem como propósito discutir as relações entre aspectos biomecânicos da corrida e intensidade fisiológica.
15h20min - A contribuição da biomecânica no desenvolvimento de calçados de corrida na indústria
Palestrante: Dra. Andrea Naomi Onodera (Grupo Dass)
A biomecânica da corrida traz valiosas informações sobre as forças que atuam sobre o corpo do corredor durante a prática esportiva. Esta palestra busca demonstrar exemplos práticos de como o Grupo Dass inovou ao construir o laboratório de biomecânica dentro do processo fabril e como tem trabalhado para agregar qualidade aos calçados desenvolvidos e ao seu corpo técnico de profissionais. Neste cenário, a biomecânica do calçado de corrida é capaz de aproximar os desenvolvedores (designers, modelistas, projetistas de sola) do principal nicho de seus produtos e resultar em calçados mais adequados e/ou reduzir o risco de lesões nestes atletas, melhorando assim as condições esportivas para estes consumidores.
16h - Coffee Break
16h30min - Painel Indústria 4.0
- Indústria 4.0, a indústria flexível
Painelista: Profª. Ms. Cristina Orsolin Klingenberg (Unisinos/RS)
Em sua explanação, a professora da Unisinos contextualizará a Indústria 4.0 contemplando aspectos como a flexibilidade e o lote de tamanho 1, conceitos e origens, tecnologias envolvidas e o estágio atual do Brasil, se comparado em nível mundial - finalizando com exemplos de iniciativas na indústria calçadista. A pesquisadora faz doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, na Unisinos e o seu foco de pesquisa é a Indústria 4.0 e suas implicações para os negócios e para a economia.
- Case Prático de Inovação 4.0 - Intelligent System Sazi
Painelista: Eng. Ms. Ismael Sgarabotto (Grupo Sazi)
Com 14 anos de experiência na indústria metalmecânica, o profissional gerenciou o projeto de implantação do sistema de produção da Sazi e atuou como engenheiro nos processos de corte a laser, usinagem, dobra, solda e pintura. Atualmente sua área de interesse é o desenvolvimento de produtos e a indústria 4.0. Durante a sua apresentação abordará pontos como estratégias para a elaboração de produtos, sistemas e soluções, além de falar sobre o conceito e aplicação da co-criação e também detalhar o Intelligent System Sazi.
Mediadora: Dra. Susana Kakuta (Governo do RS)
18h - Painel Moda & Design: tendências de mercado
- Pesquisa de comportamentos aplicada ao desenvolvimento de produtos
Painelista: Christian Thomas (Studio 10)
O estilista e bacharel em Artes Visuais, que também é formado como técnico em calçados, vai enfatizar a importância que as pesquisas de comportamento de consumidores têm para os criadores e desenvolvedores de artigos de moda. Durante a sua apresentação, além de falar sobre a identificação do consumidor e seu comportamento, explicará como aplicar essa pesquisa, aumentando dessa forma a assertividade no desenvolvimento de produtos. Outro aspecto a ser abordado é como aproximar produto de consumidores e vice e versa.
- Parcerias internacionais & design colaborativo
Painelista: Rafael Andrade (CICB)
O painelista, que é coordenador de design e inovação do CICB/Brazilian Leather, curador-chefe do projeto Design na Pele e articulador para parcerias internacionais do sistema Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), vai fazer uma abordagem do couro como elemento de inovação global em produtos e união entre setores internacionais, estando na vanguarda da sustentabilidade mundial.
Mediadora: Roberta Pschichholz (Grupo Sinos)
19h30min - Encerramento do evento
