Os melhores pesquisadores, com informações técnicas sobre a biomecânica do pé e os efeitos de inovações feitas a partir de trabalhos de laboratório em atributos de conforto e performance, palestraram no X Simpósio Brasileiro de Biomecânica, realizado pelo IBTeC nos dias 25 e 26 de abril juntamente com o I Workshop de Tecnologia e Inovação no Calçado.
“A diferenciação como fator de competitividade” foi o tema central dos eventos que tiveram como novidade a apresentação de inovações que as indústrias de calçados esportivos e casuais já estão colocando em prática no mundo e no Brasil.
Com 260 inscritos, os eventos conjuntos tiveram uma resposta muito positiva, “porque conseguimos oferecer informação sobre as pesquisas e sobre a biomecânica do pé, ao mesmo tempo em que mostramos o que algumas indústrias brasileiras já vêm fazendo”, afirma o coordenador dos eventos, Dr. Valdir Soldi, vice-presidente do Instituto. De acordo com o coordenador, “foi o melhor simpósio que já realizamos”.
E o mais importante, o IBTeC alcançou o objetivo de reunir os profissionais que atuam no desenvolvimento das indústrias de calçados para trocar experiências com os pesquisadores que buscam alternativas que contribuam para a inovação em materiais, componentes, suprimentos, sistemas de inteligência e tecnologias da informação.